Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capes aprova projeto do Laser que proporcionará intercâmbio na França para alunos do CI

Oito alunos de Engenharia da Computação serão selecionados para formação em escola de aviação francesa
última modificação: 22/01/2024 11h40

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através do edital Brafitec, selecionou projeto do Laboratório Laser do Centro de Informática (CI) que irá proporcionar a oito alunos de Engenharia da Computação formação de alto nível na Escola Nacional de Aviação Civil da França.

O projeto apresentado pela equipe do Laser é um dos 25 aprovados pelo Edital Capes / Brafitec, que objetiva fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos, por meio do intercâmbio científico e acadêmico de estudantes de graduação entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e Instituições similares, sediadas na França, nos termos do convênio celebrado entre a Capes e a Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d'Ingénieurs (CDEFI), assinado em 25 de abril de 2002.

O programa Capes / Brafitec consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.

O projeto do Laser é coordenado na UFPB pelo professor Alisson Brito e conta com a participação dos professores Ewerton Salvador e Tiago Nascimento. As bolsas de estudo terão dois anos de duração, podendo ser renovadas por igual período. Um total de oito alunos do curso de Engenharia da Computação da UFPB terão a oportunidade de realizar uma formação junto a alunos franceses em Serviços Emergentes de Aviação Civil Tolerantes a Falhas. Os estudos serão realizados no Brasil e na França. Com essa iniciativa, o Laser quer formar engenheiros capazes de atuar na área de aviação civil, principalmente envolvendo drones tolerantes a falhas.

COMO PARTICIPAR

O Laser divulgará um edital com as orientações para inscrição dos interessados em concorrer a uma das oito bolsas de estudos e pesquisas que serão concedidas a graduandos de Engenharia de Computação.

Para participar do edital de seleção os alunos de Engenharia da Computação deverão, além de outros requisitos, ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do curso, até a data de início da concessão da bolsa, além de apresentar perfil de aluno(a) de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, e comprovar o nível de proficiência em língua francesa.

TEXTO: Madrilena Feitosa, da ASCOM do CI