Apresentação

O Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba integra o sistema de ensino, pesquisa e extensão da UFPB, como órgão setorial de administração e coordenação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, exercendo, através de seus órgãos próprios, funções deliberativas e executivas, através da organização e coordenação de Departamentos, Coordenações de Cursos de Graduação e de Programas de Pós-Graduação, órgãos suplementares e outras unidades de apoio didático, científico, tecnológico e administrativo, conforme definido no Art. 6°, Capítulo II, do Regimento Geral da UFPB. 

 As principais áreas de conhecimento do Centro de Informática são: I – Ciências Exatas; II – Engenharias. Criado em 2011 a partir do antigo Departamento de Informática do CCEN, o CI nasceu com o propósito de formar e profissionais, em nível de excelência, aptos e  qualificados a atuarem no mundo do trabalho, buscando a  inovação tecnológica, visando agregar valor ao ensino, pesquisa e extensão,  ofertados pela UFPB à  sociedade. 

O Centro de Informática se orienta pelas regras constantes no Regimento Geral da UFPB e pelos princípios estatutários definidos no Estatuto Geral da Universidade Federal da Paraíba, nos termos da Resolução nº 07/2002, do CONSUNI/UFPB, e tem como finalidades aquelas previstas em seus arts. 66 a 80, agrupando departamentos, coordenações de cursos, órgãos de apoio didático, científico e administrativo e órgão(s) suplementar(es).

Atualmente, o CI abriga três Departamentos Acadêmicos, três Cursos de Graduação, um Programa de Pós-Graduação e um Núcleo de Pesquisa e Extensão: o NPE/LAVID, referência nacional em aplicações de vídeo digital.

Atuamos em sintonia com os objetivos do Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades  Federais (REUNI), a partir da excelência acadêmica,  fundamentada no exercício da investigação científica, proporcionada pela oferta de atividades de iniciação científica, iniciação tecnológica e estágio curricular, agregadas às atividades de ensino previstas, no decorrer  dos cursos de graduação e dos Programas de Pós-Graduação.

Histórico

O Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba foi criado em 2011, como parte do Programa de Expansão Universitária (REUNI), com o objetivo de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão na área de Computação. Sua criação resultou da reestruturação do antigo Departamento de Informática, que até então funcionava vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

A proposta foi coordenada pelo professor Guido Lemos de Souza Filho, que apresentou oficialmente o novo centro à comunidade acadêmica em dezembro de 2011, marcando um novo capítulo na história da tecnologia da informação na UFPB.

Desde então, o CI tem se consolidado como referência regional e nacional na formação de profissionais em tecnologia, ciência de dados e inovação.

Evolução

Antes da criação do CI, o Departamento de Informática já oferecia o curso de Ciência da Computação e o Mestrado em Informática. Com a formalização do Centro em 2011, esses cursos foram incorporados à nova estrutura acadêmica.

Em 2011, foi criado o curso de Matemática Computacional, e em 2015, o CI passou a oferecer o curso de Engenharia da Computação, ampliando sua atuação na formação de profissionais voltados para hardware, sistemas embarcados e engenharia de software.

Em 2019 foi criado o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, com a primeira turma iniciando em 2020, e o curso de Matemática Computacional que teve seu processo de extinção iniciado.

Na pós-graduação, o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), que já oferecia o curso de Mestrado desde 2004, foi ampliado com a criação do Doutorado em Informática em 2017.

Última atualização: segunda-feira, 29 de setembro de 2025