Egressos do Centro de Informática integram o desenvolvimento do microcontrolador nacional BlueMacaw

Chip brasileiro de 32 bits, baseado em arquitetura RISC-V e tecnologia de 22nm, visa fortalecer a soberania tecnológica do país na área de Internet das Coisas (IoT)

quinta-feira, 23 de outubro de 2025
atualizado em sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Foto da equipe de desenvolvimento do microcontrolador BlueMacaw. O grupo, composto por aproximadamente 20 pessoas (homens e mulheres) e liderado por professores e pesquisadores, posa em frente ao logotipo do projeto @micro em um laboratório da UFSM. Dentre eles, estão os egressos do CI-UFPB, Renan Carlos Gomes de Farias e Ewerton Cavalcanti dos Santos.

O Centro de Informática (CI) da UFPB celebra o êxito de três egressos em um projeto nacional de microeletrônica. Isaac Nóbrega, Ewerton Cavalcanti e Renan Carlos Farias, formados em Engenharia de Computação, atuam no desenvolvimento do microcontrolador BlueMacaw, um chip brasileiro de 32 bits, baseado em arquitetura RISC-V e tecnologia de 22nm, que visa fortalecer a soberania tecnológica do país na área de Internet das Coisas (IoT).

Após a conclusão da graduação, Isaac, Renan e Ewerton se candidataram a uma rigorosa seleção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e se mudaram para o Rio Grande do Sul, marcando o início de uma carreira que coloca o talento paraibano na vanguarda da microeletrônica.

O projeto BlueMacaw é um símbolo do potencial brasileiro, sendo o primeiro microcontrolador de 32 bits com conexão RF totalmente nacional. Utilizando a arquitetura aberta RISC-V e o processo de 22nm da TSMC, ele está sendo desenvolvido para impulsionar a Internet das Coisas (IoT), com foco em baixo consumo de energia e conectividade BLE (Bluetooth Low Energy).

Para os egressos, o sucesso no projeto é um reflexo direto da excelência e da profundidade dos estudos no Centro de Informática, onde os conhecimentos teóricos encontram a aplicação prática.

“Atualmente faço parte da equipe digital do BlueMacaw. No projeto, atuei no desenvolvimento dos periféricos Watchdog, SPI, Timer e agora estou projetando a Power Management Unit (PMU). O curso de Engenharia da Computação da UFPB foi fundamental, pois me proporcionou uma base sólida em Arquitetura de Computadores, Circuitos Lógicos e Concepção de Circuitos Integrados, conhecimentos cruciais para o meu trabalho. A microeletrônica é vital para a soberania nacional, e o BlueMacaw coloca o Brasil entre os poucos países capazes de projetar chips complexos. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa iniciativa”, destacou Renan.

Ewerton, que trabalhou em diversas frentes do time digital, salienta a sinergia entre estudo e prática: “Essa experiência me permitiu aplicar de forma prática diversos conhecimentos adquiridos no curso, especialmente nas disciplinas de Eletrônica, Circuitos, Arquitetura e Concepção de Circuitos Integrados. Foi um processo de grande aprendizado, em que cada etapa sintetizava e colocava à prova o que estudamos em sala de aula. Hoje tenho ainda mais orgulho e motivação em seguir nessa área, acreditando que iniciativas como essa fortalecem a soberania tecnológica e inspiram novos estudantes.”

Isaac complementa o time, focando na interconectividade: “Atuo principalmente no desenvolvimento e teste dos periféricos, trabalhando no SDIO, I2C e atualmente na interface digital dos ADCs juntamente da implementação da stack bluetooth. As habilidades que desenvolvi durante minha formação no curso de Engenharia da Computação na UFPB vêm sendo cruciais, especialmente as trabalhadas nas disciplinas de Concepção de Circuitos Integrados e Arquitetura de Computadores. A microeletrônica é uma área estratégica e o BlueMacaw é um passo na direção correta. Me sinto honrado de saber que faço parte dessa história.”

O professor Ewerton Salvador, do Departamento de Sistemas de Computação, também celebrou a conquista: “Para mim é um grande orgulho acompanhar a participação de Ewerton e Renan em um projeto tão importante para o desenvolvimento tecnológico nacional. Foram excelentes alunos que demonstraram grande desenvoltura e paixão em projetos de hardware, com excelentes trabalhos de conclusão de curso, o que certamente foi percebido pelos pesquisadores responsáveis pelo recrutamento. Tenho certeza que eles contribuíram de forma bastante efetiva para o projeto, e que ainda alcançarão muitos novos feitos no futuro!”

O professor Valdecir Becker, também do Departamento de Sistemas de Computação, destaca a trajetória diferenciada de Isaac: “Ele sempre esteve à frente do tempo. Tanto nos projetos em que atuou no Laboratório, especialmente na Iniciação Científica, quanto na pesquisa para o TCC, demonstrou uma inconformidade com as limitações tecnológicas e restrições dos hardwares disponíveis. Lembro que na defesa do TCC a banca comentou que ele tinha desenvolvido dois TCCs, dada a complexidade da pesquisa apresentada na área das interfaces cérebro-máquina. Fico muito feliz em saber que ele está desempenhando um papel importante no desenvolvimento microcontrolador blueMacaw, contribuindo na expansão da ciência brasileira.”

O Centro de Informática da UFPB parabeniza os egressos e reafirma seu compromisso em continuar sendo um polo de excelência na formação de talentos para a Ciência da Computação e a Engenharia, colocando o Nordeste no mapa da inovação tecnológica global.

Conheça mais sobre este projeto inovador no site oficial do BlueMacaw.