LASER desenvolve sistema de código aberto para implantação de drones autônomos em pesquisas

O Laser UAV System (LUS), nasce da necessidade de uma plataforma flexível, confiável e configurável que apoie pesquisadores no desenvolvimento de novas tecnologias e algoritmos na área de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs).

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

O Grupo de Robótica LASER (Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica) do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anuncia o desenvolvimento do Laser UAV System (LUS), um sistema de código aberto projetado para a implantação e validação de propostas de pesquisa com Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones.

O LUS nasce da necessidade de uma plataforma flexível, confiável e configurável que apoie pesquisadores no desenvolvimento de novas tecnologias e algoritmos na área de VANTs. O sistema oferece suporte para o desenvolvimento de rotas autônomas, otimização de sensores e validação de métodos de controle e comunicação, permitindo que a comunidade acadêmica se concentre integralmente nos aspectos de inovação de suas pesquisas.

Impacto e Código Aberto

Com uma arquitetura de código aberto, o LUS é uma ferramenta valiosa que alinha o LASER ao compromisso com a pesquisa pública e acessível. A iniciativa visa fortalecer a soberania tecnológica do país ao fornecer uma plataforma que pode ser facilmente adotada e adaptada por outros grupos de pesquisa e, potencialmente, pela indústria brasileira.

O sistema já foi validado e aplicado em diversos cenários, comprovando sua robustez na implementação de voos autônomos. Docentes, técnicos e estudantes envolvidos no projeto destacam que a natureza open source do LUS estimula a colaboração e a rápida evolução das pesquisas, solidificando o LASER como um polo de desenvolvimento em robótica e sistemas autônomos.

O LUS está disponível para acesso e colaboração. O sistema pode ser baixado em https://github.com/LASER-Robotics/laser_uav_system.