Egressa do curso de Engenharia da Computação é aprovada para PhD no MIT

Lara Pontes, formada pelo Centro de Informática da UFPB, foi aprovada para o PhD no Operations Research Center do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde será orientada pelo professor Dimitris Bertsimas.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025
atualizado em quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Lara Pontes, egressa do curso de Engenharia da Computação do Centro de Informática da UFPB (CI-UFPB), foi aprovada para o PhD no Operations Research Center do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das mais prestigiadas instituições de ensino e pesquisa do mundo. Ela será orientada pelo professor Dimitris Bertsimas, referência internacional na área.

Sua trajetória acadêmica é marcada pela excelência e dedicação à pesquisa. Em 2019, ingressou no CI como 1ª colocada no vestibular e, ao longo do curso, alcançou o maior CRA da história da graduação em Engenharia da Computação.

Durante a formação, participou dos laboratórios LOG UFPB e LASER UFPB, aprofundando-se em Pesquisa Operacional. Desenvolveu projetos de relevância internacional em parceria com a University of Bath (Reino Unido) e com a empresa francesa Atoptima, o que lhe rendeu importantes reconhecimentos. Entre eles, o Prêmio de Iniciação Científica da SOBRAPO, a indicação como finalista do INFORMS Undergraduate Research Prize, sendo a única representante da América Latina, e o Prêmio Jovem Pesquisadora da UFPB na área de Ciências Exatas e da Terra.

Em 2022, foi selecionada entre 23 jovens brasileiros, de um total de 4.285 candidatos, para o programa Tech Fellow da Fundação Estudar. Suas pesquisas também resultaram em publicações relevantes, incluindo artigo no European Journal of Operational Research.

O ingresso de Lara Pontes no PhD do MIT representa não apenas o reconhecimento de sua trajetória, mas também a consolidação do papel do CI na formação de pesquisadores de excelência com alcance internacional.