LAVID/CI recebe honraria de mérito pela promoção da acessibilidade e inclusão pela ALPB
Resolução nº 2.371, de 2025, de autoria da Deputada Cida Ramos, reconhece o laboratório do CI/UFPB por seu pioneirismo na acessibilidade.

O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi formalmente agraciado com a Medalha de Mérito pela Promoção da Acessibilidade e Inclusão Francisco de Assis Izidoro. A honraria foi entregue nesta segunda-feira, 24, em uma solenidade na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), ao Professor Guido Lemos de Souza Filho, fundador do LAVID, celebrando o impacto nacional de sua pesquisa e o legado do laboratório em acessibilidade e inclusão.
A condecoração foi oficializada por meio da Resolução nº 2.371, de 02 de junho de 2025, de autoria da Deputada Estadual Cida Ramos (PT) e promulgada pelo Presidente da ALPB, Deputado Adriano Galdino. Em seu discurso, na solenidade de outorga, a Deputada Cida Ramos destacou o histórico de inovação do LAVID. “Nós temos uma medalha por algo que eles realizaram e que atende na Paraíba a diversas instituições e a própria assembleia faz uso do produto que eles entregam ao povo paraibano. Mas eles olharam pra quase 200 mil pessoas surdas na Paraíba e a inclusão digital é fundamental para qualquer pessoa”, destacou a deputada.
A homenagem é um reconhecimento do trabalho histórico e contínuo do LAVID no desenvolvimento de tecnologias e pesquisas que promovem a inclusão digital e social no Brasil. O laboratório, que atualmente tem a coordenação do professor Tiago Maritan Ugulino de Araújo, foi fundado para desenvolver projetos de pesquisa em sistemas e aplicações multimídia, e consolidou-se como um dos principais centros de P&D em TV Digital e Acessibilidade do Brasil, contando com docentes, pesquisadores associados, estudantes de graduação e pós-graduação, e diversas patentes registradas.

O professor Guido Lemos e o LAVID são historicamente ligados a contribuições importantes, como o desenvolvimento e a implementação do middleware Ginga para a TV Digital brasileira. O laboratório também é responsável por softwares essenciais de acessibilidade, como o VLibras – ferramenta amplamente utilizada para a tradução de conteúdo digital para a Língua Brasileira de Sinais, que registra bilhões de execuções anualmente.
Ao receber a honraria em nome do laboratório, o professor Guido Lemos, ao lado de membros da atual coordenação, reitera o compromisso do LAVID com a continuidade da pesquisa e desenvolvimento em prol de uma sociedade mais justa e acessível.
