Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto VLibras do Lavid/CI recebe prêmio em Viena
conteúdo

Notícias

Projeto VLibras do Lavid/CI recebe prêmio em Viena

última modificação: 23/02/2024 12h44

O projeto @vlibrasoficial , desenvolvido pelo @lavidufpb , do Centro de Informática(CI) da UFPB recebeu, nesta quinta-feira, 22, às 14h (hora do Brasil), na sede da Organização das Nacões Unidas (ONU), em Viena, Áustria, o prêmio @zeroprojectorg .

O professor @tiagomaritan , coordenador do projeto, recebeu o prêmio, representando a equipe do Lavid. O @vlibrasoficial foi selecionado juntamente com mais 42 iniciativas de vários países, por haver criado uma solução inovadora que remove barreiras para pessoas com deficiência nas áreas de Educação Inclusiva e TIC.

Inovação, impacto e escalabilidade

O conjunto de ferramentas @vlibrasoficial traduz áudio, vídeo e texto do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e já beneficia cerca de 10 milhões de brasileiros com diferentes níveis de surdez.

O projeto "Made in CI-UFPB" concorreu com 526 soluções tecnológicas de 97 países. O processo envolveu uma extensa revisão por pares de especialistas da rede global e intersetorial do Projeto Zero. A seleção foi baseada em três critérios: inovação, impacto e escalabilidade.

O professor Guido Lemos, atual secretário da @secitec_jp da @prefjoaopessoa , é um dos criadores do @vlibrasoficial e também participa da Conferência do @zeroprojectorg .

 

Texto: @madrilena_2020, jornalista da Assessoria de Comunicação do CI