Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > LASER/CI vai oferecer suporte tecnológico à Polícia Militar da Paraíba
conteúdo

Notícias

LASER/CI vai oferecer suporte tecnológico à Polícia Militar da Paraíba

última modificação: 04/08/2021 12h14

O Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser) do Centro de Informática (CI) iniciou tratativas com o comando da Polícia Militar da Paraíba, visando oferecer à corporação suporte tecnológico para o aprimoramento do uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPAs), os chamados drones. A informação é do coordenador do Laser, Alisson Brito, que, recentemente, realizou palestra em aula inaugural do Curso de Operador de RPA (CORPA/2021), promovido pela PM e que capacita profissionais da área para o uso de drones em ações de segurança pública.

Essa tecnologia tem sido uma forte aliada nas atividades da PM do Estado, ajudando policiais na busca de foragidos e na prisão de grupos criminosos. O curso começou dia 26 de julho com o treinamento de 17 profissionais no Centro de Educação da PMPB.

Alisson Brito disse que o acordo de colaboração que está em discussão com a PM objetiva também a troca de experiências na área. A expertise do Laser na pesquisa e desenvolvimento de drones é reconhecida em todo o país e vem sendo aplicada na chamada agricultura de precisão, que, mediante o uso desse tipo de tecnologia, registra um aumento da produção com maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais.

Também denominados VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados), os drones do Laser vêm sendo utilizados por outros segmentos, com alta eficiência. O Laser desenvolve um modelo próprio de VANT, tipo asa fixa, tendo diversas aeronaves disponíveis. Possui também robôs TurtleBots e quadricópteros.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI