Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Informática no I Congresso "ElesPorElas" promovido pela ONU
conteúdo

Notícias

Centro de Informática no I Congresso "ElesPorElas" promovido pela ONU

última modificação: 30/06/2021 11h57

A equipe do Projeto Meninas na Computação do Centro de Informática (CI) da UFPB está organizando, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), outros segmentos da UFPB e Governo da Paraíba o I Congresso Brasileiro ElesPorElas, que começa nesta sexta-feira, 23, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

A primeira palesta está marcada para às 9h, com a presidente da ONU Mulheres, Nadine Gasman, que abordará o tema “O movimento de solidariedade ElesPorElas e as Cidades 50:50: uma jornada para a igualdade de gênero”. Às 8h15, o professor da UFPB, Ricardo Moreira, um dos organizadores do evento, dará as boas-vindas aos participantes.

Às 11h, está programada a abertura solene, com a presença da presidente da ONU Mulheres, Nadine Gasman; do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e da reitora da UFPB, Margareth Diniz .
Na ocasião, será formalizada a assinatura do decreto que institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional para investigar, processar e julgar, com perspectiva de gênero, as mortes violentas de mulheres (feminicídios), ocorridas na Paraíba.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: Inscrições.

A programação completa do I Congresso ElesPorElas pode ser acessada no link: Programação.

 

O QUE É O MOVIMENTO ElesPorElas (HeforShe)

Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

“O alcance da igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio”, informa o portal ONU Mulheres.

O movimento ElesPorElas (HeForShe), de acordo com a ONU, convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade.

 

PROJETO MENINAS NA COMPUTAÇÃO

O Projeto Meninas na Computação vem sendo desenvolvido, há cinco anos, no âmbito do Centro de Informática (CI) e é coordenado pelas professores Josilene Aires Moreira e Giorgia De Oliveira Mattos .

A finalidade é incentivar o ingresso de meninas nos cursos de graduação da área de Informática, nos quais há uma participação massiva de homens. O projeto também objetiva envolver jovens mulheres nos debates e ações organizadas em prol da participação feminina em outros cursos da área de tecnologia, bem como promover maior conscientização sobre questões relacionadas à igualdade de gênero.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI e portal ONU Mulheres