Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do CI integram equipes vencedoras do hackaton "Imagine the Future"

Alunos do CI integram equipes vencedoras do hackaton "Imagine the Future"

última modificação: 31/07/2023 18h05

Equipes integradas por alunos de graduação do Centro de Informática (CI) que participaram do hackaton "Imagine the Future" obtiveram segundo e terceiro lugares na competição, realizada no final de semana, como parte da programação do Imagineland (@imaginelandbr). O hackaton, que aconteceu de 28 a 30 de julho no Centro de Convenções da capital, reuniu estudantes do CI/UFPB e de outras instituições de ensino da Paraíba que, sob a mentoria de profissionais com reconhecida expertise em Informática, empreendedorismo e negócios, desenvolveram protótipos de aplicativos com soluções para demandas do mercado.

A equipe classificada em primeiro lugar foi a DHS Inteligência Computacional. O aplicativo selecionado para a segunda colocação foi o "TactIA", cujo propósito foi mapear irregularidades em vias públicas e estabelecimentos privados e também informar para pessoas com deficiências os ambientes com segurança e de fácil mobilidade. Os alunos do CI que contribuíram para a criação desse app são Laura de Faria, de Engenharia da Computação, e João Victor Mendonça, de Ciência da Computação.

Já a solução tecnológica que obteve o terceiro lugar foi a "Cuidai", que consiste em facilitar a liberação de remédios para idosos com doenças crônicas. Com o app, o idoso não precisaria se locomover a uma Unidade de Saúde da Família, pois um agente de saúde iria à casa dele com o aplicativo em mãos. Lá, o idoso responderia um formulário dentro do app, ainda na presença do agente de saúde. Após isso, o agente compartilharia esse formulário para o médico averiguar e liberar a receita médica digital. A estudante de Ciência da Computação do CI, Maria Eduarda Donato, colaborou com o desenvolvimento do "Cuidai".

A premiação, ofertada pelo Governo da Paraíba, foi de 5 mil. 3 mil e 2 mil reais , para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. As equipes que não se classificaram vão receber um aporte de recursos da ordem de 5 mil reais, cada, para aprimorar os protótipos apresentados durante o hackaton, cujo tema foi "Smart Cities usando Inteligência Artificial".

Participaram, ainda, do hackaton o (a)s estudantes Michel Adelino (Ciência da Computação), Elayni Franco (Ciência de Dados e Inteligência Artificial), Adriel Cabral (Ciência da Computação) e Rogério Marinho (Ciência da Computação). A professora Thaís Gaudêncio, do CI, foi uma das palestrantes do @imaginelandbr , ocasião em que falou sobre as potencialidades da inteligência artificial .

Texto: Madrilena Feitosa, da Ascom do CI.