Você está aqui: Página Inicial > Notícias > TV Cabo Branco destaca projeto Meninas na Ciência da Computação

TV Cabo Branco destaca projeto Meninas na Ciência da Computação

Com uma van concedida, através de demanda apresentada ao MEC, o Projeto Meninas na Ciência da Computação já percorreu, apenas este ano, 10 municípios paraibanos, para realizar palestras e oferecer aulas de informática a cerca de 500 adolescentes de 11 escolas públicas.
última modificação: 28/06/2022 12h59

Em reportagem que aborda a crescente participação de mulheres na área de tecnologia, a TV Cabo Branco destaca o mérito do Projeto Meninas na Ciência da Computação, do Centro de Informática (CI) da UFPB, como experiência bem sucedida de incentivo institucional ao ingresso de mulheres em profissões da área de tecnologia.

O repórter Lael Arruda e equipe acompanharam uma das aulas ofertadas, recentemente, a uma turma de meninas, em João Pessoa, que veio de uma escola pública do município de Cabaceiras, no interior da Paraíba. Na reportagem é mostrada a van equipada com computadores e nela a coordenação do projeto e alunas estagiárias ensinando às adolescentes como usar uma determinada plataforma para desenvolver jogos digitais, voltados a dispositivos móveis.

O projeto que conecta meninas de escolas públicas da PB com a Informática iniciou essa ação extensionista há sete anos. A iniciativa foi das professoras Josilene Aires e Giorgia Matos, do CI/ UFPB. A equipe do projeto é integrada, ainda, por cinco estagiárias dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação do Centro.

O interior do veículo foi adaptado para se transformar em uma sala de aula, onde as alunas podem ter acesso a Informática básica e a noções de programação.

O Projeto objetiva motivar mulheres adolescentes a ingressarem nos cursos da área de tecnologia, onde apenas 20% do público é do gênero feminino. No CI, as mulheres representam apenas 14% do total de matriculados.

VEJA a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/10680957/

Texto: Madrilena Feitosa, da Assessoria de Comunicação do CI