Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema SACI comprova eficiência na alocação de aulas a salas no CI e Centro de Tecnologia da UFPB

última modificação: 25/08/2022 14h08

O Centro de Informática (CI) realizou, no início deste semestre, a alocação de 120 turmas em todas as salas de aula e laboratórios da unidade acadêmica sem o registro de intercorrências que vinham acontecendo em anos anteriores, como a dificuldade para destinar espaços físicos que comportassem a crescente demanda.

O sucesso da iniciativa se deve ao Sistema de Apoio à Decisão do Centro de Informática (projeto SACI), criado em 2020 por pesquisadores do CI e que em sua nova versão passou também a ser utilizado, pela primeira vez, no Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, onde favorece a alocação de 450 turmas.

A ideia do sistema SACI é prover um conjunto de ferramentas que utilizam técnicas e algoritmos de otimização para auxiliar na tomada de decisão e na gestão universitária. Um dos módulos do sistema tem por objetivo alocar, de forma automatizada e otimizada, aulas de diversas disciplinas a salas, respeitando condições como a capacidade de cada sala, requisitos específicos das disciplinas (como necessidade de computadores, acesso especial para deficientes) e preferências departamentais.

Segundo o professor Bruno Bruck, que coordena o projeto, uma das vantagens da utilização do sistema e que o destaca perante outras soluções já adotadas, nesse segmento, é que a maioria das instituições de ensino ainda resolve a alocação de salas de forma manual, o que não só torna o processo extremamente longo, como também faz com que a qualidade dos resultados gerados seja diretamente proporcional à experiência do decisor. Bruno Bruck aponta que outro benefício direto da automatização do processo está no fato de permitir uma melhor utilização da infraestrutura do centro de ensino.

O sistema começou a ser implementado no CI no período 2021.2 e foi desenvolvido com a contribuição de vários alunos do Centro. Atualmente, o projeto está sendo otimizado com a colaboração do aluno Lucas Guedes da Silva, do curso de Engenharia de Computação, sob orientação dos professores Bruno Bruck e Anand Subramanian.

Texto e fotos: @madrilena_2020, da Assessoria de Comunicação do CI, com informações do Projeto SACI.