Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Informática vai criar unidade de inovação tecnológica para startups e outras ações

última modificação: 02/03/2023 15h52

O Centro de Informática (CI) contará, em breve, com uma uma unidade do CEITEC (Conglomerado de Empreendimentos Inovadores e Tecnologias Aplicadas), um novo ambiente de estímulo ao empreendedorismo que a Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA -UFPB) está implementando na instituição e que objetiva criar condições favoráveis para que alunos e pesquisadores desenvolvam o potencial criativo e empreendedor. Essa célula de inovação tecnológica do CEITEC, no âmbito do CI, vai fomentar, por exemplo, a criação de startups por alunos e docentes, oferecendo assessoria em diversos níveis, com apoio da Agência INOVA.

O primeiro passo visando a concretização dessa ideia foi dado, nesta quarta-feira, 01/03, em reunião promovida pela direção do CI com a diretora-presidente da INOVA, Kelly Gomes, que veio ao Centro para realizar um planejamento de ações conjuntas de inovação. Na ocasião, Kelly Gomes reforçou o papel estratégico que o CI terá nessa nova fase da INOVA que, através do CEITEC , coloca a inovação como carro-chefe do projeto de crescimento da agência. Nessa perspectiva, ela destacou a importância do CI no cenário regional e nacional, pela expertise de seus profissionais, pelo potencial de seus alunos e também pelo desenvolvimento de pesquisas que oferecem soluções tecnológicas para demandas do mercado e de outros segmentos.

A proposta de parceria com a INOVA, objetivando a criação de um ambiente propício à inovação e criatividade no CI, foi apresentada pelo diretor, Lucídio Cabral, na abertura da reunião, que aconteceu no auditório da unidade acadêmica. Durante o encontro, Kelly Gomes fez uma apresentação do portfólio de ações da agência, ressaltando que o setor conta com a atuação de três diretorias: Proteção intelectual, Incubação de startups, além de Licenciamento e transferência.

No tocante à Proteção intelectual, a agência apoiou mais de 30 projetos de pesquisa, realizou análise e auxiliou na escrita de todos os pedidos de proteção de tecnologias da UFPB , além de oferecer atendimento a mais de 50 inventores e realizar palestras. Segundo ela, a UFPB conta, hoje, com mais de 540 tecnologias protegidas.

No que concerne à Incubação de startups/empresas, a INOVA tem como princípio tratar a inovação como um desafio que deve ser inerente a todas as áreas e temáticas. A política para essa área está também embasada na necessidade de a UFPB ter um processo de inovação estruturado, que estimule a colaboração interna e externa e proporcione a criação de ambientes de inovação e criatividade.

O projeto visando a construção da sede do CEITEC, bem como a capacitação de pessoal para atuar nesse centro, foi encaminhado à Finep - Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A INOVA aguarda a liberação dos recursos mas já iniciou a formação de profissionais, por meio de parceria com o Sebrae.

TEXTO e FOTOS: @madrilena_2020 da Ascom do CI