Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CI /UFPB inova na implementação de plataforma de alocação de turmas a salas de aula

A plataforma SACI também auxilia alunos a realizarem uma escolha mais eficiente das disciplinas, o que pode contribuir, em alguns casos, para minimizar o tempo de permanência no curso.
última modificação: 28/03/2022 10h59

O Centro de Informática (CI) utilizou, pela primeira vez, neste semestre (2021.2), com sucesso, uma plataforma que possibilita uma alocação otimizada e automatizada de turmas a salas de aula. Até o momento, o processo era feito completamente de forma manual, o que não só requer muito tempo mas também pode levar a uma subutilização da infraestrutura.

A ferramenta, chamada SACI (Sistema de Apoio à Decisão do Centro de Informática), foi desenvolvida, nos últimos dois anos, pelos alunos Francisco Siqueira Carneiro da Cunha Neto, Andre Iarley Soares da Cruz, Lucas Guedes da Silva e Lenildo Luan Carlos, dos cursos de Engenharia da Computação e Larissa Gomes Marinho do curso de Ciência da Computação, sob coordenação dos professores Bruno Bruck e Anand Subramanian.

Segundo Bruno Bruck, das 93 disciplinas disponibilizadas no sistema, 85 foram alocadas com sucesso, o que equivale a 91% das cadeiras alocadas no modo presencial.

Os coordenadores do projeto informaram que a idealização de um sistema dessa natureza começou a ser concebida em 2006 pelo professor Anand Subramanian que, durante sua graduação, fez um estudo do problema de alocação de aulas a salas no âmbito do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, sob orientação do professor Lucídio Cabral. Em 2007, o professor Anand fez um estudo de um modelo para a otimização do horário individual de alunos para o curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFPB. As ideias foram revisitadas em 2013 no TCC de Luciano Costa (ex-aluno de Anand Subramanian e, atualmente, professor da UFPE) e, finalmente, houve a retomada em 2020, com a aprovação do projeto pelo Probex, intitulado "Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão do Centro de Informática (projeto SACI)".

A ferramenta será adotada, em breve, pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, com possibilidade de atender a todos os discentes da instituição, à medida em que for aprimorada. A finalidade é num futuro próximo generalizar esse módulo para toda a universidade.

Novo módulo é destinado aos estudantes

Além dessa ferramenta, o sistema atualmente conta com um segundo módulo, destinado à comunidade discente, o qual visa auxiliar os estudantes a realizarem uma gestão otimizada e individualizada na escolha das disciplinas para os próximos semestres, através de um processo de simulação que informa quais cadeiras cursar, a fim de minimizar o tempo de formação. Este módulo foi lançado há alguns meses e já está disponível no endereço sa.ci.ufpb.br, onde os alunos acessam o módulo de programação de horários utilizando suas credenciais do SIGAA por meio da API de autenticação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB. Os docentes envolvidos no projeto informam que em breve será lançada uma nova versão com diversas melhorias solicitadas pelos discentes.

TEXTO : Madrilena Feitosa, da Assessoria de Comunicação do CI/UFPB, com informações da equipe do Projeto SACI