Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CI conta com novo laboratório focado em pesquisa e inovação
conteúdo

Notícias

CI conta com novo laboratório focado em pesquisa e inovação

O TRIL Lab substitui o antigo LaMEP e amplia sua atuação para a engenharia centrada em dados.
última modificação: 21/10/2021 16h43

Em sintonia com as tendências globais e locais na área de Engenharia Computacional, o Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo (LaMEP) do Centro de Informática (CI) foi renovado e agora se chama TRIL Lab. Além de buscar novos padrões de inovação e eficiência, o TRIL Lab também exibe outra marca: a expansão do seu portfólio de atuação para uma nova engenharia centrada em dados.

A coordenação do TRIL Lab, integrada por professores do Departamento de Computação Científica (DCC), informa que a mudança se justifica em função de tendências e percepções globais que mostram que a "datificação" veio para ficar e alavancar o então chamado Quarto Paradigma da Ciência: a era dos dados. "Diante desse cenário, nosso grupo reformulou seus prospectos de atuação e estabeleceu novos horizontes de pesquisa, alinhados com um plano estratégico multinível" , afirma a equipe, em divulgação no portal do novo laboratório, com acesso através do link: https://tril.ci.ufpb.br/sobre/.

Buscando manter o mesmo nível de qualidade, o TRIL Lab vai atuar sob uma tríade conceitual que deu origem ao seu nome: COMPREENDER, MODELAR , RESOLVER. "Esse modelo holístico 3S pretende implantar um portfólio de soluções para setores estratégicos da nossa economia e sociedade", avalia a coordenação.

Participam do novo laboratório os pesquisadores Gustavo Peixoto de Oliveira, Moisés dos Santos, Rafael Magalhães, Tatiana Simões, Clarissa Borges, Viviano Medeiros, José Wilker Silva, Iasmin Freitas e Daniele Apolinário. O grupo tem formação interdisciplinar e atua em duas grandes áreas: Engenharias (Métodos Numéricos, Computação Científica, Mecânica Computacional, Modelagem e Simulação) e Ciência da Computação ( Inteligência artificial, Aprendizado de máquina, Ciência e análise de dados e Processamento de imagens ).

Outra característica do laboratório é ampliar o leque de colaboradores e consolidar parcerias existentes. Dentre as finalidades do TRIL Lab se destaca o trabalho com parceiros institucionais, regionais e nacionais para estimular o ecossistema da engenharia computacional e da ciência de dados, visando fortalecer a interface nos seguintes temas estratégicos: Energia Limpa, Saúde Digital, Dados Verdes e Agricultura Inteligente.

Atualmente, a equipe desenvolve os seguintes projetos: Modelagem do Acoplamento Porosidade-Permeabilidade-Tensão para Injeção Aprimorada em Armazenamento de CO2; Avaliação do Potencial de Produtividade Volumétrica para Posicionamento de Poços em Reservatórios Heterogêneos (financiado pela FAPESQ); Perfuração direcional de poços de óleo com base em unidades de fluxo hidráulico,; Análise de elementos finitos de efeitos de afastamento sobre escoamento de colchão-lavador em cimentação primária de poços.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI com informações do TRIL Lab