Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capacitação sobre rodas: CI/UFPB e IBM ofertam formação tecnológica em laboratório móvel

Projeto Hackatruck Maker Spacer Serviços Cognitivos da IBM Brasil foi iniciado, na segunda-feira (10), em uma unidade móvel, no estacionamento do CI/UFPB
última modificação: 11/10/2022 12h45

Tecnologias do futuro que prometem revolucionar as formas de consumo, profissões e o mercado estão sendo ensinadas a 56 alunos de graduação do Centro de Informática (CI) e de outros centros de ensino em uma unidade móvel do Projeto Hackatruck Maker Spacer Serviços Cognitivos da IBM Brasil, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e a UFPB.

As aulas sobre Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Swift (sistema de comunicação entre bancos) e Cloud computing (computação na nuvem) foram iniciadas, na manhã desta segunda-feira, 10, dentro de um caminhão, adaptado para o projeto. O curso continuará nas próximas cinco semanas, ao final das quais os participantes, todos alunos de graduação, estarão habilitados a desenvolver aplicativos e outras soluções tecnológicas, nessas áreas.

Minutos antes do início da primeira aula, às 8h30, o reitor da UFPB, Valdiney Veloso, veio conhecer a infraestrutura laboratorial da unidade móvel e foi recebido pelo diretor do CI, Lucídio Cabral, e pelo gerente do projeto da IBM Brasil, Luis Flávio Silva.

Conforme a programação e metodologia do curso, os participantes terão formação sobre fundamentos em desenvolvimento IOS para aplicativos móveis, associados com IoT, e ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem, estimulados e propiciados no ambiente maker, dinâmico, criativo e colaborativo de sala de aula.

Em agosto passado, os estudantes selecionados participaram de uma formação, de forma remota, que os preparou para a maratona de cerca de 100 horas-aula, iniciada, hoje. Durante a etapa preparatória, os alunos receberam capacitação em Algoritmos, Programação orientada a Objetos com Swift, Javascript e RESTful APIs.

O QUE É O HACKATRUCK

O HackaTruck MakerSpace Serviços Cognitivos é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT), enfatizando a aplicação de conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.

Como um projeto dinâmico e itinerante numa verdadeira capacitação sobre rodas, o HackaTruck MakerSpace Serviços Cognitivos vem inspirado pelo conceito maker com seu laboratório móvel constituído como um makerspace, um espaço onde os alunos criam e desenvolvem protótipos relacionados aos temas estudados.

O projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.

Acesse o portal do Hackatruck Maker Space: https://hackatruck.com.br/area/Home/O+Projeto/Apresenta%C3%A7%C3%A3o/

Fontes: @hackatruck_makerspace e Madrilena Feitosa, da Assessoria de Comunicação do CI