Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do Centro de Informática vence hackathon da Cagepa

Aluno do Centro de Informática vence hackathon da Cagepa

Aluno de Engenharia de Computação e mais quatro estudantes integram a equipe vencedora do InovaHack Cagepa, realizado no fim de semana, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa
última modificação: 13/06/2022 16h50

O aluno de Engenharia de Computação do CI, Lucas Guedes (@lucassguedes22), e mais quatro estudantes integram a equipe vencedora do InovaHack Cagepa, realizado no fim de semana, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

Lucas Guedes, Júlia Alves Santos, Miguel Marques Ferreira, Maria Heloisa de Pietra Silva e Lucas Haas vão dividir um prêmio de R$5 mil por terem apresentado a melhor proposta de solução tecnológica para problemas da Cagepa na área de saneamento básico.

Na maratona de inovação, realizada em parceria com o CEAR/UFPB, Governo do Estado e Sebrae/PB, os alunos propuseram um sistema que permitirá ao Governo do Estado implementar redes de esgoto em regiões da PB ainda não beneficiadas com saneamento básico, atingindo a meta de universalização desse serviço até 2033, com o menor custo possível para a Cagepa.

No desenvolvimento do sistema, a equipe considerou a quantidade de pessoas em cada cidade, os custos de implementação do serviço de esgoto, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB) das áreas a serem beneficiadas .

"Nós fizemos uma análise de dados do IBGE e do SNIS e elaboramos um pequeno modelo matemático, utilizando a ferramenta matlab", explicou Lucas Guedes.

Texto: @madrilena_2020 da Assessoria de Comunicação do CI
Foto: Lucas Guedes é o segundo da esquerda para a direita.