Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do CI representa UFPB em reunião da SOBRAPO com Marinha

Aluna do CI representa UFPB em reunião da SOBRAPO com Marinha

última modificação: 20/04/2022 21h25

A estudante Lara Di Cavalcanti Pontes, aluna do curso de Engenharia de Computação do Centro de Informática (CI), representou a UFPB em reuniões técnicas do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) da Marinha do Brasil com a diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), realizadas entre 31 de março e 02 de abril, no Rio de Janeiro.

Lara Pontes é uma das vencedoras do Prêmio Iniciação Científica da 53a edição do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2021), realizado em João Pessoa, pelo CI/UFPB e a SBPO, entre 03 e 05 de novembro passado. A jovem aluna, também pesquisadora, vem sendo orientada pelo professor Anand Subramanian, do CI.

Além de Lara Pontes, a comitiva que participou das reuniões técnicas foi formada pela professora Caroline Mota, da UFPE, presidente da SOBRAPO; pelo professor Luiz Satoru Ochi, da UFF, presidente do Comitê Científico da SBPO, e pelo professor Samuel Brito, da UFOP. Os pesquisadores participaram de visitas guiadas ao NAM Atlântico, ao Museu do CFN, ao Museu Naval e ao Espaço Cultural da Marinha.

A SOBRAPO foi fundada em 1969, após a realização, em 1968, do Simpósio de Pesquisa Operacional, realizado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Esta sociedade tem por objetivo incentivar o desenvolvimento da Pesquisa Operacional (PO), que compreende métodos e técnicas analíticas que visam apoiar processos complexos de tomada de decisão. Na Marinha do Brasil, o CASNAV é a Organização Militar Prestadora de Serviço de Ciência e Tecnologia (OMPS-C) que atua na área de conhecimento de PO. A Divisão de Pesquisa Operacional do CASNAV é responsável por realizar a avaliação operacional e desenvolver procedimentos e táticas de emprego de sistemas e meios navais, além de desenvolver modelos analíticos e computacionais para Apoio à Decisão, administração de alto nível e apoio logístico.

A SOBRAPO organiza, ainda, o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) que está em sua 54ª edição, tendo uma média de mais 500 participantes por evento. Fruto da parceria entre o CASNAV e a SOBRAPO, o SBPO 2022 contará com uma sessão especial intitulada “Poder Marítimo, Defesa & Pesquisa Operacional". Essa sessão será organizada pelo CASNAV e tem como objetivo a apresentação de artigos que sejam considerados contribuições promissoras de Pesquisa Operacional para o contexto marítimo, de defesa e de segurança, promulgando estudos e pesquisas de interesse da Marinha junto às instituições de ensino superior do país.

Deste modo o CASNAV, que é Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), busca uma maior aproximação e interação com o meio acadêmico, de modo a prover soluções cada vez melhores nas suas áreas de competência de Tecnologia da Informação, Pesquisa Operacional, Simulação e Criptologia.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI com informações do CASNAV da Marinha do Brasil.