Você está aqui: Página Inicial > Lavid > Quem Somos

De laboratório a núcleo, conheça a história do Lavid

Criado em 2003, o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) está integrado ao Departamento de Informática (DI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O laboratório surgiu da proposta de desenvolver projetos de pesquisa em hardware e software voltados às áreas de Vídeo Digital, Redes de Computadores, TV Digital e Interativa e Middleware.

Atualmente o LAVID é uma referência nacional e internacional em desenvolvimento de tecnologia para TV Digital. O LAVID conta com a colaboração de mais de 40 jovens pesquisadores, entre doutores, mestres e graduandos, que estão interconectados com pesquisadores de todo o Brasil e do mundo, trazendo as atuais tendências tecnológicas mundiais nas áreas de vídeo e TV Digital.

As pesquisas desenvolvidas são realizadas em parceria com outras universidades, institutos de pesquisa e empresas da iniciativa privada. Por ser um laboratório ativo na área de desenvolvimento, recebe financiamento de instituições parceiras como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além do trabalho científico, os pesquisadores do LAVID estão envolvidos em atividades acadêmicas. No âmbito da UFPB, atividades ligadas ao Bacharelado em Ciência da Computação e ao Programa de Pós-graduação em Informática. O resultado dessa sinergia entre professores e acadêmicos pode ser observado na forte participação do grupo em eventos, nacionais e internacionais, nas publicações e patentes que divulgam a produção técnico-científica do LAVID.

O LAVID também esta comprometido com o seu papel social. A contrapartida do laboratório para a comunidade se dá através de ações sociais as quais disseminam conhecimento produzido no laboratório e contribuem, efetivamente, para a promoção da inclusão digital.

Nas próximas páginas é possível conhecer um pouco mais sobre o LAVID, sobre a UFPB, sobre nossos pesquisadores, e especialmente, os projetos de pesquisa aqui desenvolvidos, como também conhecer seus resultados em termos de produtos e ações sociais.

Fundador

É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestre (1991) e doutor (1997) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Atualmente é professor Titular na Universidade Federal da Paraíba, diretor do Centro de Informática (CI) e pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

Atuou no desenvolvimento do middleware Ginga, publicado como recomendações ITU-T e ITU-R, e adotado como padrão no Sistema Brasileiro de Televisão Digital e de vários outros países da América Latina e Africa.

Trabalha em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Sistemas Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital, cinema digital, aplicações multimídia distribuídas, redes de distribuição de vídeo e performances artísticas distribuídas.

Destacam-se como resultados dessas pesquisas o desenvolvimento de um sistema de armazenamento, transmissão e exibição de vídeos 4K 3D denominado Fogo Player, o desenvolvimento de uma plataforma para apoio a realização de espetáculos distribuídos de dança, teatro e música denominada Arthron e o desenvolvimento de servidores de vídeo para transmissão ao vivo e sob demanda, denominados DLive e DVod, usados na Rede de Vídeo Digital da RNP e no serviço IPTV da USP-SP. Atua também como membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.