Você está aqui: Página Inicial > Ensino, Pesquisa e Extensão > Graduação
conteúdo

Graduação

por CI publicado 21/05/2021 20h53, última modificação 30/06/2021 22h11

Ciência da Computação (Bacharelado)

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFPB, Campus I foi criado pela Resolução no 61, do CONSUNI, de 29 de março de 1985, sob a responsabilidade do Departamento de Informática. Ao concluir o Curso, espera-se que o egresso saiba como resolver problemas – uma vez que isto é considerado mais importante do que acumular informações. Mais importante ainda, observando que a área da Computação e Informática muda tão freqüentemente, espera-se que o egresso esteja preparado para lidar com mudanças e enfrentar desafios. É importante ressaltar que o Curso não somente enfatiza o estudo de tecnologias de momento. Ele enfatiza, principalmente, uma sólida formação básica. Afinal, é isso o que o egresso do Curso tem que ser capaz de fazer: lidar bem com tecnologias e suas constantes mudanças, explorando a criatividade e o raciocínio crítico no desempenho de suas atividades profissionais dentro da sociedade.

 Ir para a página do curso

 

Engenharia de Computação (Bacharelado)

O curso de Bacharelado em Engenharia de Computação tem como objetivo a aplicação da ciência da computação e o uso da tecnologia da computação na solução de problemas de engenharia. Destina-se à formação de profissionais capazes de atuar principalmente em áreas em que existe uma forte integração entre software e hardware, como automação industrial, sistemas paralelos e distribuídos, arquitetura de computadores, sistemas embarcados, robótica, comunicação de dados e processamento digital de sinais. Especificamente no caso do Engenheiro de Computação, que se pretende formar na UFPB, a formação tradicional será complementada por habilitações em Engenharia de Sistemas Embarcados, Sistemas e Controle Inteligentes e Engenharia da Informação. Em tais habilidades estão enfatizados aspectos ligados a campos particulares da Engenharia de Computação, como o desenvolvimento de hardware específico, robótica cognitiva e transformação de informação em conhecimento.

Solicitação de Ementa de Disciplina / Programa de Disciplina pode ser feito pelo Email: anamoraes@ci.ufpb.br

 Ir para a página do curso

Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Bacharelado)

O curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial visa formar profissionais com perfil multidisciplinar, com sólida base em Matemática, Ciência da Computação e Estatística, capacitados com o que há de mais moderno em termos de técnicas e tecnologias para extração de conhecimento a partir de grandes volumes de dados, bem como para o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial. Com o advento das empresas e organizações dirigidas a dados, o cientista de dados se torna peça fundamental no mundo dos negócios e na gestão pública. Por essa razão, a profissão de cientista de dados é considerada como uma das mais promissoras do futuro e já conta com um amplo mercado de trabalho, o qual varia desde empresas de tecnologia a bancos e fundos de investimento. Durante o curso o aluno vai lidar com o que há de mais atual no que tange à aprendizagem de máquina, aprendizagem profunda, mineração de dados e big data.

  Ir para a página do curso

Computação (Licenciatura EaD)

O curso de Licenciatura em Computação à Distância está comprometido em formar profissionais com:

  • competência técnica em computação;
  • capacidade de atuação junto ao corpo docente das escolas nos níveis da Educação Básica e Ensino Técnico
  • Profissionalizante e suas modalidades e demais organizações no uso efetivo das tecnologias da educação;
  • habilidades criativas em resolução de problemas e implementação de soluções no contexto da gestão educacional;
  • postura e comprometimento profissional com o trabalho que realizará e com as pessoas com as quais trabalhará.

Portanto, o Curso da Licenciatura em Computação à Distância da Universidade Federal da Paraíba prevê que seu egresso terá carga de conhecimento suficiente para habilitá-lo ao entendimento, compreensão e aplicação de tecnologias de informação e comunicação. Com especial enfoque nas aplicações educacionais, além de dominar as técnicas pedagógicas e os processos de aprendizagem em informática no ensino fundamental, médio, profissionalizante e corporativo.

  Ir para a página do curso