Você está aqui: Página Inicial > Editores > Destaques > UFPB oferece 600 vagas para curso gratuito em Educação Inclusiva

UFPB oferece 600 vagas para curso gratuito em Educação Inclusiva

Curso contará com oito polos de educação no Estado e será destinado a professores das redes estadual e municipais de ensino
publicado: 11/11/2021 14h21, última modificação: 11/11/2021 14h21

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Departamento de Habilitação Pedagógica (DHP) do Centro de Educação (CE), está ofertando 600 vagas para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva. A atividade é destinada aos professores das redes estadual e municipais de ensino. As inscrições vão até esta sexta-feira, dia 12 de novembro, e devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa).

O curso intitulado “Educação especial inclusiva com ênfase em deficiência visual: concepções, políticas públicas e práticas pedagógicas” será oferecido em oito polos, contemplando, com isso, distintas regiões geográficas do estado da Paraíba. Os municípios que contarão com polo de ensino e as respectivas quantidades de vagas são: João Pessoa (125), Campina Grande (125), Patos (75), Areia (75), Guarabira (50), Serra Branca (50), Teixeira (50) e Sousa (50).

A coordenadora do curso, Profa. Adenize Queiroz, falou sobre a importância da realização de uma formação na área de educação inclusiva que contempla todas as regiões do Estado. “É uma formação certificada pela UFPB, em parceria com o MEC, que vai ajudar os professores com o trabalho em sala de aula, os quais muitas vezes se deparam com estudantes cegos, com autismo ou com outras necessidades educacionais especiais e não sabem como agir”, explicou a docente.

O curso tem início no dia 27 de novembro e está dividido em seis módulos, cada qual com 30 horas aulas, com duração total de 180 horas. Serão realizados 24 encontros presenciais, que acontecerão aos sábados, das 8h às16h30. Com o propósito de zelar pela saúde dos cursistas, tutores e formadores, serão adotadas medidas de biossegurança, a exemplo da higienização dos espaços, bem como a obrigatoriedade do uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social.

A preferência nas inscrições é para os professores da rede pública de ensino que atualmente estejam exercendo a função tendo como grupo prioritário professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). No entanto, em caso de vagas remanescentes, serão aceitas inscrições de professores da rede privada de ensino e de professores que não estejam em exercício no momento em sala de aula.

Para mais informações sobre o curso como datas, orientações para a realização da inscrição, documentos necessários e ementa dos módulos de ensino, os interessados devem acessar o edital que está disponível na página do site do Centro de Educação da UFPB.

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins